sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CLASSIFICAÇÃO DAS CORES

Além da classificação das cores como primérias, secundárias e terciárias, existem as classificações por tons e temperatura. Todos os tipos de contraste infuem na harmonia. Na ausência de contrastes de cor, pode-se criar vibração usando contraste de tom e de temperatura da cor.

CONTRASTES DE TONS

Assim como tons claros contrastam com tons escuros, cores claras contrastam com corem escuras.

As cores claras são:

  • amarelo;
  • laranja;
  • verde-amarelado.
As cores escuras são:

  • vermelho;
  • roxo;
  • azul;
  • verde.
Contrastes de tons também podem ser obtidos opondo cinzas cromáticos claros e escuros, ou opondo cinzas cromáticos com primárias e secundárias.

Se você pintar um fundo com cinzas cromáticos, mas com constrastes de tom, verá como isso funciona. Deve haver áreas mais escuras e mais claras. Sobre uma área escura, pinte uma marca vermelha (cor escura), depois pinte a mesma cor sobre uma área clara. Faça o mesmo usando amarelo (cor clara) e perceberá que aparece mais sobre a área escura. Se aplicar as duas cores sobre uma área de tom médio, perceberá o contraste de tom entre o amarelo e o vermelho, além do contraste de cor. Note que a cor depende do seu contexto. Lembre-se de que toda cor muda de aparência quando o fundo é mudado: mais uma demostração da relatividade da cor.

CONTRASTE DE TEMPERATURA

As cores também são classificadas de acordo com temperatura. Uma das características inerentes das cores é que passam uma sensação de frio ou quente. Por isso classificamos as cores em frias ou quentes.

  • Amarelo, laranja e vermelho são cores quentes.
  • Azul, verde e roxo são cores frias.
Os cinzas cromáticos também são quentes ou frios, e isso depende da cor que predomina na mistura. Por exemplo, quando se misturam amarelo e roxo, o cinza será quente se a mistura contiver mais amarelo, e será frio se contiver mais roxo. Roxo e verde produzem um cinza muito frio porque ambas as cores são frias, enquanto laranja e roxo produzem um cinza quente, o marrom, porque ambas as cores são quentes.

Por tanto, uma imagem terá um clima (ou atmosfera) quente ou frio, dependendo da cor primária ou secundária dominante.

Qunado uma cor fria é colocada ao lado de uma cor quente, há um contraste de temperatua na cor. Isso se aplica tanto às cores primárias e secundárias quando às terciárias. Obviamente, um contraste de temperatura entre duas cores primárias também produz um contraste de cor, e pode haver ainda um contraste de tom. Novamente percebemos que o aspecto de uma cor - neste caso, seu grau de temperatura - muda de acordo com o que está a seu redor. Geralmente, o recurso do contraste de temperatura é criado usando uma cor primária ou secundária e um cinza cromático para valorizar o clima dominante da imagem. Um pouco de cor fria, colocada em contraste com uma cor quente, valoriza o clima quente. O inverso também ocorre. 

Além de tudo isso, a cor pode determinar se a imagem será sobria e escura, ou alegre e clara.

Veja como é isso na prática. Pinte um fundo com cinzas cromáticos frios e crie uma harmonia monocromática usando uma cor fria dominante, digamos, o azul. Acrescente um pouco de cinza quente (alaranjado, por exemplo) e observe o efeito.

Faça o inverso, pintando somente com cores quentes sobre cinzas quentes, e, depois acrescente um pouco de cinza frio. Observe o efeito.

Se quiser criar uma pintura fria, sombria e escura, use os cinzas azulados, arroxeados e esverdeados escuros e acrescente um pouco (muito pouco) de cinza quente escuro, por exemplo, marrom. Sobre isso, aplique azuis, verdes e roxos mais saturados.

Se quiser criar uma pintura quente, alegre e clara, use, ao contrário, cinzas amarelados e avermelhados claros, acrescente um pouco de cinza frio e, sobre isso, aplique amarelos e vermelhos mais saturados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário