sábado, 17 de novembro de 2012

COR E SOMBRA

Uma das grandes dificuldades no uso da cor é conseguir a cor da sobra de um objeto. Lembre-se de que na sombra incidem luzes refletidas, portanto também são refletidas as cores que circundam um objeto. A cor do objeto, pura, só vai ser vista na parte do objeto oluminada pela luz sem brilho, enquanto a sombra será feita de uma mistura de cores.

A sombra, em qualquer objeto, é sempre uma cor terciária, um cinza cromático. A sombra á a ausência total de luz, portanto preta. Mas sombras absolutas não são "vistas" o que é registrado é uma ausência, um vácuo ótico. As sombras que realmente podem ser vistas são sinzentas ou marrons. Para sombrear é só adicionar, na proporção necessária, a cor complementar ã cor do objeto, seguindo esta tabela.

TABELA. A COR DA SOMBRA

Cor do Objeto                                          Cor da Sombra

Amarelo                                                       Amarelo + roxo

Azul                                                             Azul + laranja

Vermelho                                                     Vermelho + verde
Verde                                                           Verde + vermelho ou verde + roxo

Laranja                                                         Laranja + azul ou laranja + roxo

Roxo                                                            Roxo + verde

A cor da luz refletida, no entanto, pode ser qualquer uma. O que define isso é a cor daquilo que reflete a luz. Por exemplo, se uma pessoa está ao lado de uma parede azul, a luz refletida no seu rosto será azulada.

No visagismo, o volume é acentuado ou diminuído quando se criam contrastes de tons maiores ou menores nas áreas de sombra, como veremos no próximo comentário "A luz". Os materiais utilizados para isso são pigmentados, portanto é preciso levar em conta os contrastes de tons das cores, os contrastes das cores em si e os contrastes de temperatura. Cores mais fortes são usadas para ressaltar algumas partes do rosto, como por exemplo, os lábios e os olhos. É essencial que se saiba que efeito isso provocará no todo.

Como veremos no próximo comentário, as peles são classificadas de acordo com sua temperatura, além de seu tom, e isso influi na harmonização das cores da maquiagem também. Podemos dizer que o visagista pinta sobre uma superfície de um cinza cromático, pois é uma cor neutra, que já tem o tom e a temperatura predeterminados e imutáveis. Os contrastes serão criados do mesmo jeito que nas pintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário