Visagismo é um termo derivado da palavra francesa visage, que significa "rosto". O termo foi criado em 1936 pelo grande cabeleireiro e maquiador francês Fernand Aubry (1907-1876), que dizia que o visafismo é uma arte e que o visagista é um escultor do rosto humano. Refere-se à arte de embelezar ou transformar o rosto, utilizando cosméticos, tinturas e o corte de cabelo. Portanto, é aplicado ao trabalho do maquiador e do cabeleireiro e à maquiagem artística do rosto. Em geral, o visagismo é uma atividade profissional, mas na realidade, toda mulher que se maquila exerce o visagismo, embora num nível amador.
O profissional de visagismo é conhecido como um(a) visagista. Porém essa não é uma palavra oficial, porque não existe na lesgislação brasileira a profissão de visagista. No entanto, é de uso corrente e acho que seu emprego simplifica a leitura e compreenção do texto.
É evidente que um visagista precisa conhecer diversas técnicas de maquilagem ou de corte de cabelo. O que não é tão óbivio é que também precisa conhecer os fundamentos da linguagem visual, que são os princípios básicos que governam os conceitos de harmonia e estética. Na realidade, o que o visagista faz é basicamente igual ao que um artísta faz.Ele pinta e esculpe, porém, em vez de pintar sobre uma tela ou uma folha de papel, pinta sobre o rosto; e em vez de usar barro ou pedra para esculpir, usa cabelo, pente e tesoura. Suas tintas são um pouco diferentes, mas o uso da cor é o mesmo. Ele usa materiais diferentes para criar volume (ou diminuí-los), e a superfície em que trabalha não é plana, mas a luz age da mesma maneira para ele e para o artista. O conceito de composição e ritmo visual também são os mesmos. Tanto o artista quanto o visagista usam a mesma linguagem para se comunicar a criar imagens: a linguagem visual. Essa linguagem se chama o desenho.
O desenho não deve ser confundido com o ato de desenhar graficamente, que é somente uma das maneiras de empregar o desenho e criar uma imagem. O visagista utiliza batom, rímel, sombras, pó e a tesoura para "desenhar"a imagem de uma pessoa, mas usa o desenho constantemente para encontrar as soluções que ele deseja.
Harmonia, na área visual e, portanto, no visagismo, é equilíbrio entre todos os elementos que são usados para criar uma imagem. Estética é definida como "{a filosofia das belas artes; ciência que trata do belo, na natureza e nas artes". É evidente que o visagista precisa saber como funcionam tanto a harmonia quanto a estética.
O visagista que domina esses fundamentos trabalha baseado em conhecimento, e isso permite encontrar soluções até para casos que fogem dos padrões ou que exigem uma solução heterodoxa. Sem esse conhecimento, o visagista fica preso a fórmulas, macetes e soluções padronizadas.
Mas será que o visagista precisa desenhar? Bem, não necessáriamente com lá[is no papel, como já disse, estará "desenhando"no rosto das pessoas, usando cosméticos aplicados com pincéis e lápis, e estará esculpindo cabeças, usando tesouras, pentes, escovas e fixadores. Na realidade, não há diferênça fundamental entre pintar um rosto e pintar numa folha de papel ou numa tela, a não ser nos materiais empregados. Portanto, saber desenhar ajuda o visageista no seu trabalho.
O desenho ajuda especialmente no processo criativo, porque o visagista poderá visualizar seu trabalho no papel antes de executá-lo na pessoa e pensá-la visualmente. É mais fácil encontrar soluções novas desenhando do que somente imaginando-as, ou trabalhando diretamente numa pessoa. Portanto, saber desenhar é uma ferramenta muito útil para quem quer criar novos cortes de cabelo ou uma maquilagem diferenciada. Na maquilagem artística não pode ser dispensada.
Harmonia, na área visual e, portanto, no visagismo, é equilíbrio entre todos os elementos que são usados para criar uma imagem. Estética é definida como "{a filosofia das belas artes; ciência que trata do belo, na natureza e nas artes". É evidente que o visagista precisa saber como funcionam tanto a harmonia quanto a estética.
O visagista que domina esses fundamentos trabalha baseado em conhecimento, e isso permite encontrar soluções até para casos que fogem dos padrões ou que exigem uma solução heterodoxa. Sem esse conhecimento, o visagista fica preso a fórmulas, macetes e soluções padronizadas.
Mas será que o visagista precisa desenhar? Bem, não necessáriamente com lá[is no papel, como já disse, estará "desenhando"no rosto das pessoas, usando cosméticos aplicados com pincéis e lápis, e estará esculpindo cabeças, usando tesouras, pentes, escovas e fixadores. Na realidade, não há diferênça fundamental entre pintar um rosto e pintar numa folha de papel ou numa tela, a não ser nos materiais empregados. Portanto, saber desenhar ajuda o visageista no seu trabalho.
O desenho ajuda especialmente no processo criativo, porque o visagista poderá visualizar seu trabalho no papel antes de executá-lo na pessoa e pensá-la visualmente. É mais fácil encontrar soluções novas desenhando do que somente imaginando-as, ou trabalhando diretamente numa pessoa. Portanto, saber desenhar é uma ferramenta muito útil para quem quer criar novos cortes de cabelo ou uma maquilagem diferenciada. Na maquilagem artística não pode ser dispensada.
Ótimo material,gostei muito!
ResponderExcluirSou sua fã,pois como sempre generosa para com os seus alunos dividindo seus conhecimentos,obrigada.
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